FAQs - Perguntas Frequentes
O que é um intermediário de crédito?
Um intermediário de crédito é uma pessoa ou entidade, que se encontra registada no Banco de Portugal e atua como ponte entre os clientes que procuram um crédito, e o banco ou instituições financeiras.
Qual é o seu papel?
O seu principal papel é facilitar a obtenção de crédito, atuando como mediadores, oferecendo a assistência, orientação e acompanhamento ao cliente, na sua tomada de decisão.
Quais as vantagens de recorrer à Prisma Global?
Avaliamos as suas necessidades, através da análise detalhada do seu perfil financeiro e procuramos soluções personalizadas que vão de encontro aos seus objetivos;
Promovemos um atendimento próximo do cliente, priorizamos construir relações de confiança;
Acompanhamos todo o processo com a nossa equipa, composta por profissionais experientes.
Asseguramos um serviço transparente e de qualidade em todas as etapas, baseado na confiança, rigor, ética profissional e compromisso com a prosperidade e o sucesso de todos os envolvidos.
Qual o custo dos serviços prestados pela Prisma Global?
Os serviços da Prisma Global, não têm custos.
Porquê?
A Prisma Global recebe uma comissão diretamente dos seus parceiros financeiros, sempre que um crédito é aprovado. Significa que, os clientes, podem contar com um suporte especializado, na procura da melhor solução de crédito, sem qualquer custo adicional.
Como funciona o processo?
Preencha o formulário e fale connosco, para entendermos as suas necessidades
Analisamos a documentação e avaliamos as suas necessidades.
Procuramos junto dos nossos parceiros, as melhores condições do mercado.
Mostramos as soluções mais vantajosas, para que possa tomar a sua melhor decisão. Negociamos e comparamos por si.
Estamos ao seu lado durante todo o processo, garantindo rapidez e segurança.
Crédito Habitação
Vantagens em recorrer aos nossos serviços?
Mais tempo para si: Nós tratamos de todo o processo, desde a recolha da documentação, pesquisa de crédito e negociação.
Acompanhamento completo: Estamos do seu lado em todas as etapas, garantindo um processo simples e célere!
Sem custos adicionais: Os nossos serviços sem custos.
Quem pode solicitar um Crédito Habitação?
Qualquer pessoa maior de idade, comos seguintes requisitos:
Maior de idade;
Contrato de trabalho;
Sem incumprimentos ou incidentes no Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.
Quais são os documentos necessários?
Documentos de Identificação (cartão de Cidadão; Bilhete de identidade ou Título de residência permanente);
Comprovativos de rendimentos (últimos 3 recibos de vencimento);
Declaração de IRS e Nota de Liquidação do último ano;
Extratos bancários dos últimos 3 meses;
Certidão do registo predial do imóvel.
Sem incumprimentos ou incidentes no Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.
Onde posso obter o Mapa de responsabilidade de Crédito?
Pode obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal.
Quanto tempo pode demorar o processo?
O prazo pode variar, em média o processo de aprovação de um crédito pode levar de 3 a 4 semanas, dependendo da instituição financeira e da complexidade do caso.
É necessário ter um fiador para obter um crédito habitação?
Não é obrigatório ter um fiador para obter um crédito habitação. No entanto, contar com um fiador pode ser vantajoso, na medida em que, aumenta a garantia para o banco, o que pode facilitar a aprovação do crédito ou até mesmo, permitir melhores condições, como taxas de juro mais competitivas.
Como funciona o processo?
O processo de crédito habitação com a Prisma Global é simples e transparente.
Acompanhamento personalizado: Cada cliente, para além de um gestor, tem também uma equipa completa que o acompanhará em todas as etapas do processo, garantindo que as suas dúvidas serão esclarecidas e que a recolhe e analisa da sua documentação é feita rigorosamente.
Apresentação de proposta: Apresentamos, comparamos e negociamos a sua proposta, aos bancos que se adequam ao seu perfil, e ajudamos a tomar a melhor decisão.
Apoio até à escritura: Acompanhamos todo o processo até à escritura do contrato.
Crédito Automóvel
Quais são os critérios para obter um crédito automóvel?
Idade igual ou superior a 18 anos;
Conta bancária em nome do próprio;
Cidadão português ou estrangeiro com Título de Residência;
Domicílio em Portugal;
Contrato de trabalho;
Sem incumprimentos ou incidentes no Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.
Onde posso obter o Mapa de responsabilidade de Crédito?
Pode obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal.
Quais os documentos para a análise de crédito?
Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade, Título de Residência ou Passaporte);
Comprovativo de morada atual;
Comprovativo de IBAN;
Comprovativos de Rendimento (3 últimos recibos de vencimento);
Declaração de IRS;
Documento Único Automóvel;
Fatura pró-forma.
Quais as vantagens do crédito automóvel?
Acesso rápido e simplificado em cerca de 48h;
Personalização do crédito, pode escolher prazos de pagamento mais curto (menos juros), ou mais longo (prestações mais baixas). Os prazos podem chegar até 120 meses;
Opção de taxa fixa ou variável
Financiamento disponível para viaturas novas, semi-novas ou usadas
O carro fica em seu nome logo após a aprovação
Possibilidade de financiamento a 100% do valor do veículo sem entrada inicial
Opção de amortização antecipado.
É necessário dar uma entrada para obter um crédito automóvel?
Não é obrigatório, mas dar uma entrada pode reduzir o valor da mensalidade.
Posso pedir financiamento para qualquer tipo de carro?
Sim, é possível financiar veículos novos e usados. O prazo e condições podem variar consoante o ano de fabrico do carro.
Quais os prazos para pagar o crédito automóvel?
Os prazos variam conforme a instituição financeira, podendo chegar até 120 meses (10 anos).
Qual a diferença entre crédito automóvel, leasing e ALD?
Crédito automóvel: O carro fica no seu nome desde o início; pode ter 100% do financiamento do valor do veículo; pagamentos mensais; no final do contrato, o carro é seu.
Leasing: O carro permanece em nome da entidade financeira até o final do contrato; mensalidades geralmente mais baixas; pode ter restrições de quilometragem; pode optar por comprar, renovar o contrato ou devolver o veículo.
ALD (Aluguer de Longa Duração): Funciona como um leasing, mas com mais serviços incluídos, nomeadamente a manutenção, seguros e impostos; o carro nunca é seu e no final do contrato a opção é devolver o mesmo.
Posso amortizar o crédito antes do prazo?
Sim, pode liquidar o crédito antecipadamente, mas podem ser aplicadas comissões conforme o contrato.
Crédito Pessoal
Quais os requisitos para pedir um crédito pessoal?
Idade mínima de 18 anos;
Conta bancária em nome do próprio;
Cidadão português ou estrangeiro com Título de Residência Permanente;
Domicílio fiscal em Portugal;
Contrato de trabalho;
Sem incumprimentos ou incidentes no Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal.
Quais os documentos necessários para a análise de crédito?
Documento de Identificação (Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou Título de Residência Permanente);
Comprovativo de morada atual;
Comprovativo de IBAN;
Comprovativos de Rendimento (3 últimos recibos de vencimento);
Declaração de IRS
Mapa de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal.
Onde posso obter o Mapa de responsabilidade de Crédito?
Pode obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal.
Para que posso usar um crédito pessoal?
O crédito pessoal pode ser usado para diversas finalidades, como planear viagens, realizar obras em casa, estudar, ou dar resposta a despesas inesperadas.
O crédito pessoal é igual em todos os bancos?
Não, as condições podem variar, pelo que ter o crédito pessoal mais adequado, pode implicar uma poupança significativa.
Quais os montantes disponíveis?
Os montantes variam entre 1.000€ e 75.000€.
Qual o prazo máximo de pagamento?
O prazo pode ir de 12 a 84 meses (1 a 7 anos).
Posso pedir crédito se tiver outros empréstimos ativos?
Sim, caso tenha capacidade financeira para suportar a nova prestação.
Quanto tempo demora a resposta ao pedido?
A pré-aprovação pode ser imediata, mas a análise final pode demorar entre 24 a 72 horas.
Crédito Consolidado
O que é um crédito consolidado?
É um tipo de financiamento que permite juntar vários créditos num único empréstimo, reduzindo o valor da prestação mensal e facilitando a gestão financeira, cujo principal objetivo é poupar.
Quais são as vantagens do crédito consolidado?
Redução da prestação mensal;
Maior prazo para pagamento;
Taxa de juro potencialmente mais baixa;
Apenas uma prestação, facilitando a gestão do orçamento.
Quem pode pedir um crédito consolidado?
Qualquer pessoa maior de idade;
Conta bancária em nome próprio;
Cidadão português ou estrangeiro com Título de Residência Permanente;
Contrato de trabalho;
Sem incumprimentos ou incidentes no Mapa de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal.
Quais os documentos necessários?
Últimos 3 recibos de vencimentos
Extratos bancários dos últimos 3 meses
Última declaração de IRS e nota de liquidação do IRS
Mapa de responsabilidade de crédito do Banco de Portugal.
Onde posso obter o Mapa de responsabilidade de Crédito?
Pode obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito, no site do Banco de Portugal.
Posso consolidar créditos se tiver prestações em atraso ou se estiver em incumprimento?
Não, em situações de incumprimento ou incidentes bancários, deixa de poder pedir crédito consolidado.
A consolidação de crédito afeta a minha taxa de esforço?
Sim, pois reduz o valor da prestação mensal, tornando a sua taxa de esforço mais baixa, o que pode melhorar a sua estabilidade financeira.
Quais os cuidados a ter antes de avançar com a consolidação de créditos?
É importante ter em consideração que a redução da prestação mensal pode originar um prazo de pagamento mais longo, aumentando o custo total do crédito. Além disso, verifique a existência de comissões, taxas administrativas ou seguros adicionais que possam estar associados ao novo crédito.
Como a Prisma Global pode ajudar a reduzir os meus encargos mensais através da consolidação de créditos?
Análise personalizada; avaliamos a sua situação financeira e identificamos a melhor solução para reduzir as suas prestações.
Negociamos e avaliamos, comparamos as ofertas para encontrar as condições mais vantajosas;
Processo simplificado, tratamos de todas as questões burocráticas, para ser um processo rápido e eficiente, em 48h terá resposta ao seu pedido.
Posso pedir um crédito consolidado mesmo que tenha crédito habitação?
Sim, é possível consolidar diferentes tipos de crédito, incluindo crédito habitação, dependendo da análise financeira.
Que tipos de créditos posso consolidar?
Pode juntar, créditos pessoais, cartões de crédito, crédito automóvel e outros empréstimos de consumo.
Em quanto posso reduzir as prestações dos meus empréstimos?
A redução das prestações varia de acordo com cada situação, mas com o crédito consolidado é possível diminuir os valores mensais em até 60%, dependendo do montante em dívida, do prazo de pagamento e das novas condições negociadas.
Como posso garantir que não acumulo novas dívidas após a consolidação?
Após consolidar os créditos, é essencial adotar uma disciplina financeira rigorosa, evitando contrair novos créditos desnecessários e gerindo o orçamento de forma equilibrada para não acumular dívidas.
Quanto tempo pode demorar para obter a aprovação do meu pedido de crédito?
A resposta ao pedido será dada em 48 horas úteis.
Existe algum custo inicial para pedir um crédito consolidado?
Transferência de Crédito
O que é uma transferência de crédito habitação?
A transferência de crédito habitação consiste em mudar o seu empréstimo para outro banco que ofereça melhores condições, com taxas de juro mais baixas, prazos mais vantajosos ou algum benefício adicional. O principal objetivo é sempre reduzir os custos do crédito e tornar o financiamento da sua casa mais acessível.
Como funciona o processo de transferência de crédito com a Prisma Global?
A transferência de crédito habitação é na realidade, um processo simples que pode representar uma grande poupança.
A Prisma Global acompanha-o em todas as etapas para garantir que obtém as melhores condições.
Avaliamos, o valor em dívida, a taxa de juro, os seguros e os produtos associados.
Ajudamos e negociamos, comparando ofertas e tratando diretamente com as instituições financeiras, para garantir um crédito mais vantajoso.
Acompanhamos, todo o processo até à formalização do contrato com o novo banco. Poupe sem complicações!
Que documentos são necessários para a análise de crédito?
Documento de Identificação (Cartão de Cidadão; Bilhete de Identidade ou Título de Residência Permanente);
Comprovativos de Rendimento (3 últimos recibos de vencimento);
Declaração de IRS e Nota de Liquidação do último ano;
Extratos bancários (últimos 3 meses).
Cópia da escritura do imóvel e do contrato de crédito atual.
Quais os custos associados à transferência de Crédito Habitação?
Atualmente, muitos bancos cobrem a maioria dos custos de transferência, incluindo:
Comissão de liquidação antecipada, no caso de crédito com taxa variável;
Custos notariais e administrativos, associados à mudança do crédito;
Encargos com a nova hipoteca, como a avaliação do imóvel.
No entanto, as condições variam de banco para banco, por isso, é essencial comparar as ofertas e garantir que a poupança compensa os custos. Na Prisma Global, analisamos todas as condições por si, e negociamos para garantir que tem a melhor solução ao seu dispor.
Posso mudar os titulares do crédito?
Não, a transferência não permite alterar os titulares do empréstimo.
Posso retirar os fiadores?
Sim, dependendo da análise do novo banco, poderá ser possível retirar os fiadores.
Seguro de Vida
O seguro de vida é obrigatório para obter um crédito habitação?
Sim, os bancos exigem um seguro de vida. Este seguro oferece proteção financeira à família em caso de falecimento ou invalidez do titular do crédito, garantindo o pagamento do empréstimo.
Posso transferir o meu seguro de vida para outra seguradora?
Sim, pode mudar de seguradora a qualquer momento, para obter melhores condições e reduzir custos, sem necessidade de alterar o seu crédito habitação. No entanto, é importante analisar o impacto da mudança, pois em alguns casos o banco pode deixar de bonificar o spread associado ao seguro, com a instituição.
Com a Prisma Global, o processo é simples, analisamos o seu seguro atual, comparamos ofertas e garantimos as melhores coberturas e preços mais competitivos, assegurando que a mudança é a mais vantajosa para si.
Qual a diferença entre ITP e IAD na contratação do seguro de vida?
A ITP (Invalidez Total e Permanente) cobre situações em que o segurado fica impossibilitado de exercer a sua profissão ou qualquer outra atividade remunerada.
A IAD (Invalidez Absoluta e Definitiva) é mais restritiva, garantindo cobertura apenas quando o segurado necessita de assistência permanente de terceiros para as suas atividades diárias.
Como funciona o serviço de seguros da Prisma Global?
A Prisma Global atua como mediadores de seguros, analisando o seu caso e negociando com a nossa rede de parceiros para encontrarmos as melhores soluções para si. Todo o processo é feito de forma simples e sem qualquer custo para si.
Seguro Multirriscos
O seguro multirriscos habitação é obrigatório?
Sim, mas apenas a cobertura contra incêndio é obrigatória por lei para quem tem um crédito habitação. No entanto, os bancos costumam exigir um seguro multirriscos mais abrangente para uma maior proteção do imóvel.
O que cobre um seguro multirrisco habitação?
Depende da apólice, mas geralmente inclui proteção contra incêndios, inundações, tempestades, roubo, danos elétricos, avarias de canalização e responsabilidade civil. Algumas apólices também cobrem bens no interior da casa.
Fenómenos sísmicos: estão incluídos?
Nem todas as apólices incluem cobertura para fenómenos sísmicos. Saiba mais sobre a importância desta proteção e como garantir a melhor cobertura do seu seguro, no nosso Blog.
Saiba mais aqui: https://prismaglobal.pt/sismos-em-portugal-o-seguro-multirriscos-esta-preparado-para-os-tremores/
Posso transferir o meu seguro multirriscos para outra seguradora?
Sim, pode transferir o seguro para outra seguradora a qualquer momento, desde que cumpra os prazos de aviso prévio definidos no contrato. Recomendamos a nossa ajuda para analisar o processo e garantir a melhor solução.
Como funciona o serviço de seguros da Prisma Global?
A Prisma Global atua como mediador de seguros, analisando o seu caso e negociando com a nossa rede de parceiros para encontrarmos as melhores soluções para si. Todo o processo é simples e sem qualquer custo.
Seguro de Saúde
Como funciona o serviço de seguros de saúde da Prisma Global?
A Prisma Global atua como mediadores de seguros, analisando o seu caso e negociando com a nossa rede de parceiros para encontrarmos as melhores soluções para si. Todo o processo é feito de forma simples e sem qualquer custo para si.
Quais as principais coberturas de um seguro de saúde?
As coberturas variam consoante a apólice, mas geralmente incluem:
Consultas médicas em diferentes especialidades;
Exames e análises clínicas;
Internamento hospitalar e cirurgias;
Parto e acompanhamento pré-natal (em algumas apólices);
Medicamentos, próteses e fisioterapia (dependendo da cobertura);
Assistência médica no estrangeiro.
Posso incluir familiares no meu seguro de saúde?
Sim! A maioria das seguradoras permite incluir cônjuges, filhos e outros dependentes no mesmo plano, muitas vezes com descontos para agregados familiares. A Prisma Global ajuda-o a encontrar a melhor solução, garantindo coberturas ajustadas às suas necessidades e ao melhor preço.